Loading...
Curiosidades 2018-07-20T12:16:41+00:00

A HISTÓRIA DO CAFÉ

ALGUNS PONTOS CRONOLÓGICOS.

A planta do café é originária da Etiópia e é usada na alimentação desde o século sexto d.C. O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. Durante a década de 1980 o café chegou a ser a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado. Durante a crise do produto na década de 1990, o seu valor foi reduzindo devido à queda do valor total de exportações dos países produtores e torrefatores. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, logo a seguir ao trigo, milho e soja. Atualmente o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e a bebida mais consumida fora de casa. Apenas a água supera o consumo de café a nível global.

AS VARIEDADES DE CAFÉ

ARÁBICA E ROBUSTA SÃO AS MAIS CONHECIDAS.

Existem mais de 25 tipos de café. Os mais populares são: a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, com um sabor mais suave e menor quantidade de cafeína.

OUTRAS CULTURAS

COMO O CAFÉ É CONSUMIDO NO MUNDO?

No Japão o café é servido gelado. Na França é hábito ser misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado, chantilly ou açucar em pó, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch, um tipo de licor.

BRASIL, O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL

QUAIS SÃO OS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DE CAFÉ?

O Brasil produz quase tanto quanto todos os outros países ultrapassando os 2,5 milhões de Kg por ano.

A única plantação de café na Europa localiza-se nos Açores e destina-se aos consumidores da região, não tendo exportação significativa.